Coréia do Norte pode estar usando ataques cibernéticos para roubar bancos

uber-ira-usar-carros-sem-motorista
Uber vai começar a usar carros sem motorista
agosto 24, 2016
mr-robot-poster
3 razões para ficar viciado em Mr. Robot
agosto 26, 2016

Coréia do Norte pode estar usando ataques cibernéticos para roubar bancos

north_korea_hacking-300x169

North_Korea_hackingA Coreia do Norte tem sido associada a uma série de ataques de hackers à bancos no sudeste da Ásia, que resultou no roubo de milhões de dólares em Bangladesh, disseram pesquisadores de segurança nesta quinta-feira.

Pesquisadores da empresa de segurança cibernética Symantec Corp encontraram a raiz do código que foi utilizado em três últimos assaltos digitais, e perceberam o mesmo tipo usado para invadir a Sony Pictures em 2014 e a Coreia do Sul em 2013. O FBI depois em seguida o governo da Coréia do Norte por esses ataques cibernéticos.

“Há uma conexão muito concreta agora entre os ataques da Sony, o executor por trás deles” e o ataque em Bangladesh, disse à Reuters, Eric Chien, diretor técnico da Symantec.

Segundo os pesquisadores da Symantec, o código usado para invadir o banco central do Bangladesh e roubar mais de US $ 80 milhões em fevereiro foi o mesmo tipo de código usado para invadir bancos nas Filipinas e Vietnã. Os atacantes ganharam acesso à SWIFT, a rede usada por muitos bancos internacionnorth-korea-hacking-cyberwarais para trocar dinheiro, um sistema amplamente visto como o mais seguro de pagamento global.

No início desta semana, SWIFT alertou bancos ao redor do mundo para aumentar as precauções de segurança devido aos assaltos digitais. O ataque em Bangladesh foi um “divisor de águas para o setor bancário”,

A Symantec descobriu que os atacantes estão ligados ao grupo de hackers Lazerus, que realizou ataques cibernéticos destrutivos, principalmente nos EUA e contra alvos na Coreia do Sul, desde 2009.

Se a Coreia do Norte foi responsável pelos assaltos digitais em bancos através da rede de mensagens SWIFT, isso representaria a primeira vez que um país terá roubado o dinheiro em um ataque cibernético, disse Chien.

Os hackers tentaram tomar $ 1 bilhões do Banco de Bangladesh, mas só conseguiram escapar com US $ 81 milhões, depois que as autoridades do Federal Reserve Bank of New York notaram a atividade suspeita envolvendo as transferências. Houve também uma tentativa de roubar mais de US $ 1 milhão do Banco Tien Phong no Vietnã em dezembro.

 

TÓPICOS: Coreia do Norte , segurança cibernética , corte , de hack rápido , rápido , Lazerus , da Symantec , Coreia do Sul , Bangladesh , reserva federal , bancário global , Ásia e Pacífico , de negócios , crime e drogas.

#coreiadonorte #segurança #cibernetica #assalto  #hackers  #Lazerus  #symantec #coreiadosul #bangladesh  #reservafederal  #bancario #asia #pacífico #crime.

 

Os comentários estão encerrados.